PONTA NEGRA MARICÁ NOTÍCIAS

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque no Ponta Negra Notícias

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário

União de Maricá realiza o primeiro ensaio de rua de 2026 no Centro da cidade

Foto divulgação/Elsson Campos


A escola de samba União de Maricá, realizou na noite desta sexta-feira (09/01), o primeiro ensaio de rua de 2026 no Centro da cidade. A atividade marcou oficialmente a retomada dos ensaios presenciais da agremiação na reta final de preparação para o Carnaval 2026. O evento aconteceu na Passarela Adélia Breve e reuniu centenas de componentes, além de moradores e admiradores da escola de samba.

Para garantir a segurança e a organização do ensaio, a Secretaria de Trânsito (Sectran) promoveu a interdição temporária da Rua Abreu Rangel, no trecho compreendido entre a Praça Orlando de Barros Pimentel e a antiga rotatória da Mumbuca. A via foi liberada logo após o encerramento das atividades. A Guarda Municipal também atuou no ordenamento do trânsito e na segurança do público e dos integrantes da escola.

Este foi o primeiro de uma série de ensaios de rua programados para os meses de janeiro e início de fevereiro no Centro de Maricá. Ao todo, a União de Maricá realizará mais cinco ensaios no local, mantendo a tradição de reunir milhares de integrantes da comunidade, além de moradores e visitantes que acompanham e apoiam a trajetória da agremiação.

O ensaio de rua faz parte do calendário oficial da escola e antecede o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, marcado para o dia 24 de janeiro, quando a União de Maricá será a quarta escola a se apresentar na avenida.

No Carnaval 2026, a agremiação será a sexta escola a desfilar no sábado, 14 de fevereiro, pela Série Ouro. Com o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, a escola levará para a Sapucaí uma abordagem sobre a joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com destaque para os balangandãs adornos confeccionados e utilizados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial, símbolos de identidade, resistência e ancestralidade.

Até o momento, a União de Maricá já realizou nove ensaios, entre apresentações de rua e ensaios de canto. A programação segue intensa até o desfile oficial, com os próximos ensaios técnicos no município voltados para ajustes finais e para o fortalecimento da mobilização da comunidade em torno do projeto carnavalesco de 2026.

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque no Ponta Negra Notícias

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário
Política de Privacidade

Ao visitar um site, com a ajuda dos cookies, arquivos de internet que armazenam temporariamente seus acessos, armazenamos seu comportamento dentro daquele ambiente. A ideia é que essas informações sejam utilizadas a seu favor, principalmente, para oferecer uma experiência mais personalizada, com produtos e serviços que façam a diferença para você. No entanto, em respeito ao seu direito de privacidade, é possível permitir ou não certos tipos de cookies, que estão disponíveis para você alterar em nossas configurações, a qualquer momento.