
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) emitiu alerta para a previsão de excesso de calor a partir deste domingo, dia 11 de janeiro. De acordo com o Centro de Inteligência em Saúde (CIS/SES-RJ), o cenário indica risco elevado para a saúde da população, com sete municípios entrando em nível Laranja – Severo já no início do período.
Segundo o monitoramento do Monitora RJ, as cidades em nível severo são: Belford Roxo, Japeri, Maricá, Piraí, Queimados, São Gonçalo, Seropédica, Nova Iguaçu, Guapimirim e Itaguaí. Na segunda-feira (12), a situação tende a se agravar, com a capital fluminensepassando a integrar a lista.
O painel do Monitora RJ utiliza o Índice de Excesso de Calor (EHF), que avalia o risco associado às altas temperaturas ao comparar a previsão dos próximos três dias com o histórico climático das últimas três décadas em cada região. O indicador é classificado em quatro níveis: Verde (sem excesso), Amarelo (leve), Laranja (severo) e Vermelho (extremo). O nível severo ocorre quando as temperaturas estão entre os 15% mais quentes da série histórica local, enquanto o extremo representa uma condição rara, em que o calor é até três vezes superior ao limite severo.
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, reforça a importância da prevenção. “Este aviso é baseado nas previsões de temperatura fornecidas pelo INMET e indica que a população deve se preparar para dias mais quentes. É fundamental manter uma boa hidratação ao longo do dia, usar roupas claras e leves e evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Quando for inevitável sair nesse período, recomenda-se o uso de proteção solar, como bonés, chapéus e óculos escuros”, orienta.
A SES-RJ destaca ainda que crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas devem redobrar os cuidados durante o período de calor intenso, buscando atendimento de saúde em caso de sinais como tontura, mal-estar, fraqueza ou desidratação.
A recomendação das autoridades é reforçar a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia e redobrar os cuidados com a saúde.
- Aumentar a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Consumir alimentos leves, como frutas e saladas;
- Utilizar roupas leves e frescas;
- Evitar bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar. Pode provocar desidratação;
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
- Cuidados com pets: evite passeios entre 10h as 16h e cheque a temperatura do solo. Não esqueça de disponibilizar água fresca para o seu pet. Hidratação é fundamental;
- Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede.