
foto divulgação/ clarildo Menezes
A Prefeitura de Maricá deu início, nesta sexta-feira (16/01), às contemplações do Programa de Locação Social em 2026 com a entrega de 12 novos benefícios. A ação foi realizada na sede da Secretaria de Habitação e atendeu moradores de diversos distritos do município, reforçando o compromisso da administração municipal com a política de moradia e proteção social.
Durante o encontro, o secretário de Habitação, Marcus Bambam, ressaltou o impacto social do programa e a relevância da política pública para a reconstrução da vida das famílias atendidas. Segundo ele, o acesso à moradia é fundamental para a superação de dificuldades. “Cada entrega do aluguel social é muito emocionante, porque estamos falando de dignidade. O primeiro passo para enfrentar as dificuldades da vida é ter um teto. Esse programa permite que as pessoas voltem a acreditar nelas mesmas e nas políticas públicas”, afirmou.
O Programa de Locação Social é uma política pública de proteção social que oferece apoio temporário a famílias em situação de vulnerabilidade habitacional. O objetivo é garantir segurança, dignidade e estabilidade enquanto os beneficiários reorganizam suas vidas e fortalecem sua autonomia.
Entre as contempladas está a faxineira Hellen Carlla, de 39 anos, moradora de Araçatiba. Ela destacou o sentimento de alívio e esperança ao receber o benefício. “Eu não acreditava que seria possível. Estava com a minha residência em risco e esse benefício trouxe uma esperança que eu já não tinha mais”, relatou.
Também beneficiada, a aposentada Maria José dos Santos, de 69 anos, moradora de Cordeirinho, comemorou a conquista em um momento delicado de sua vida. “Esse benefício veio para me ajudar a me reerguer. Estou muito feliz e agradecida por essa oportunidade”, disse.
A Secretaria de Habitação reforça que o Programa de Locação Social segue como uma das principais iniciativas do município voltadas à garantia do direito à moradia e ao fortalecimento das políticas de inclusão e proteção social em Maricá.