
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), em parceria com o Sesc RJ, abre neste domingo, dia 04 de janeiro, as inscrições para mais uma edição do Projeto Botinho, uma tradicional colônia de férias gratuita que une aprendizado, diversão e cidadania para crianças e adolescentes. As inscrições serão realizadas exclusivamente on-line, a partir do site https://botinho.cbmerj.rj.gov.br/ e as vagas são limitadas.
A edição 2026 do projeto acontecerá entre os dias 21 e 30 de janeiro, oferecendo cerca de 5 mil vagas em diversas praias do litoral fluminense. A iniciativa é considerada referência nacional e internacional na formação de jovens cidadãos mais conscientes, com foco principal na prevenção a afogamentos, no respeito ao meio ambiente e na convivência em grupo, sempre de forma leve, educativa e lúdica.
Durante a programação, que ocorre das 8h às 11h, os participantes terão acesso a uma série de atividades, como exercícios físicos na areia, orientações sobre as condições do mar, noções de primeiros socorros, além de aulas práticas sobre conservação ambiental e sustentabilidade. Todo o trabalho é direcionado para estimular a interação social e reforçar comportamentos seguros no ambiente praiano.
As crianças e adolescentes são divididos em três turmas, de acordo com a faixa etária:
Golfinho: para participantes de 7 a 10 anos;
Moby Dick: de 11 a 14 anos;
e Tubarão: voltada para jovens de 15 a 17 anos.
Ao final das duas semanas de atividades, todos os participantes recebem um certificado de conclusão.
Em Maricá, o Projeto Botinho será realizado em dois pontos estratégicos do município: Praia de Itaipuaçu, na altura da Rua Um, e Praia de Ponta Negra, em frente à base dos guarda-vidas. No momento da inscrição, os responsáveis deverão selecionar o polo (praia) de interesse.
Após o preenchimento da ficha on-line com os dados do(s) menor(es), os inscritos receberão, em até 24 horas, um e-mail de confirmação com as orientações para a entrega presencial da documentação, incluindo o atestado médico original.
Para a efetivação da matrícula, os responsáveis deverão providenciar:
• Cópia da certidão de nascimento;
• Cópia do comprovante de residência;
• 1 foto 3×4 colorida;
• Atestado médico original;
O Projeto Botinho é uma iniciativa do CBMERJ voltada, especialmente, para crianças e adolescentes, incluindo aqueles enquadrados no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A ação é fruto de uma parceria institucional entre o Sesc RJ e o CBMERJ, com apoio da Fundação Artur Leão (Fabom).
Entre os principais objetivos do projeto estão o desenvolvimento da cidadania, a capacitação para cuidados com o mar a fim de evitar afogamentos e a promoção da educação socioambiental. Com uma metodologia baseada em atividades práticas e educativas, o Botinho segue formando gerações mais conscientes, responsáveis e preparadas para aproveitar o litoral com segurança.