PONTA NEGRA MARICÁ NOTÍCIAS

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque no Ponta Negra Notícias

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário

Prefeitura de Maricá reforça segurança do Aeroporto com cães farejadores

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento (Codemar), atuou em uma operação conjunta com a Polícia Militar, através do Batalhão de Ação com Cães, a Polícia Civil e a Petrobras levando cães farejadores para intensificar a vigilância no Aeroporto de Maricá. O objetivo é impedir o embarque de artefatos proibidos e entorpecentes para plataformas de petróleo. As cadelas Kitana e Tati, da espécie pastor belga malinois, farejaram as bagagens de passageiros e também foram levadas para transitar entre pessoas no saguão do aeroporto. “Fizemos uma ação conjunta para fazer uma varredura com nossos cães de faro de arma e droga e buscar possíveis ilícitos antes do embarque para plataformas. Os cães são utilizados nas buscas tanto em bagagens quanto nas pessoas. A Tati e a Kitana são da raça pastor belga de malinois. O batalhão escolhe essa raça pelo instinto de caça. Para os cães, tudo não passa de um brincadeira de busca por um odor específico em busca de uma recompensa”, explicou o 3º sargento Paes, do Batalhão de Ações com Cães (BAC). A medida elevou o nível de segurança do Aeroporto de Maricá e acontecerá novamente, sempre sem aviso. Quando os cães não estão no aeroporto, a fiscalização segue passando pelas barreiras já em vigor, que são equipamentos de raios-x tanto para bagagens quanto corporais. “Essa ação conjunta eleva o nível de segurança do aeroporto. É um plus a estratégia que temos de sempre com raios-x e identificação das pessoas, passageiros e funcionários. Fizemos vistoria em 190 bagagens sem expor passageiros. Com a parceria, elevamos o nível de segurança”, disse Bruno Marinho, superintendente de Segurança de Voo do Aeroporto de Maricá. Pente-fino Desde janeiro de 2025, o Aeroporto de Maricá já bloqueou o envio de centenas de itens proibidos nas aeronaves. No caso de encontro de entorpecentes e armamentos não documentados, a Polícia Civil é acionada para fazer a apreensão e tomar as medidas necessárias. Já objetos de porte proibido, como baterias de lítio, inflamáveis, objetos cortantes e outros, ficam armazenados no aeroporto. Este ano, foram 86, entre facas, canivetes, estiletes, lâminas e similares. Confira a lista: Armas perfurantes e objetos cortantes Facas, canivetes, estiletes, lâminas, tesouras, machadinhas 86 Substâncias explosivas e inflamáveis Fogos, dinamite, gasolina, álcool, solventes, isqueiros 62 Substâncias químicas e tóxicas Ácidos, venenos, pesticidas, sprays de defesa 5 Ferramentas Martelos, chaves de fenda, furadeiras, serras 35 Líquidos, aerossóis e géis Perfumes, bebidas, cosméticos, cremes, sprays 5 Outros itens restritos Hoverboards, baterias de lítio, taser 397

Foto: Paulo Ávila

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento (Codemar), atuou em uma operação conjunta com a Polícia Militar, através do Batalhão de Ação com Cães, a Polícia Civil e a Petrobras levando cães farejadores para intensificar a vigilância no Aeroporto de Maricá. O objetivo é impedir o embarque de artefatos proibidos e entorpecentes para plataformas de petróleo.

As cadelas Kitana e Tati, da espécie pastor belga malinois, farejaram as bagagens de passageiros e também foram levadas para transitar entre pessoas no saguão do aeroporto.

“Fizemos uma ação conjunta para fazer uma varredura com nossos cães de faro de arma e droga e buscar possíveis ilícitos antes do embarque para plataformas. Os cães são utilizados nas buscas tanto em bagagens quanto nas pessoas. A Tati e a Kitana são da raça pastor belga de malinois. O batalhão escolhe essa raça pelo instinto de caça. Para os cães, tudo não passa de um brincadeira de busca por um odor específico em busca de uma recompensa”, explicou o 3º sargento Paes, do Batalhão de Ações com Cães (BAC).

A medida elevou o nível de segurança do Aeroporto de Maricá e acontecerá novamente, sempre sem aviso. Quando os cães não estão no aeroporto, a fiscalização segue passando pelas barreiras já em vigor, que são equipamentos de raios-x tanto para bagagens quanto corporais.

“Essa ação conjunta eleva o nível de segurança do aeroporto. É um plus a estratégia que temos de sempre com raios-x e identificação das pessoas, passageiros e funcionários. Fizemos vistoria em 190 bagagens sem expor passageiros. Com a parceria, elevamos o nível de segurança”, disse Bruno Marinho, superintendente de Segurança de Voo do Aeroporto de Maricá.

Pente-fino

Desde janeiro de 2025, o Aeroporto de Maricá já bloqueou o envio de centenas de itens proibidos nas aeronaves. No caso de encontro de entorpecentes e armamentos não documentados, a Polícia Civil é acionada para fazer a apreensão e tomar as medidas necessárias.

Já objetos de porte proibido, como baterias de lítio, inflamáveis, objetos cortantes e outros, ficam armazenados no aeroporto. Este ano, foram 86, entre facas, canivetes, estiletes, lâminas e similares.

Confira a lista:

Armas perfurantes e objetos cortantes
Facas, canivetes, estiletes, lâminas, tesouras, machadinhas
86

Substâncias explosivas e inflamáveis
Fogos, dinamite, gasolina, álcool, solventes, isqueiros
62

Substâncias químicas e tóxicas
Ácidos, venenos, pesticidas, sprays de defesa
5

Ferramentas
Martelos, chaves de fenda, furadeiras, serras
35

Líquidos, aerossóis e géis
Perfumes, bebidas, cosméticos, cremes, sprays
5

Outros itens restritos
Hoverboards, baterias de lítio, taser
397

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque no Ponta Negra Notícias

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário
Política de Privacidade

Ao visitar um site, com a ajuda dos cookies, arquivos de internet que armazenam temporariamente seus acessos, armazenamos seu comportamento dentro daquele ambiente. A ideia é que essas informações sejam utilizadas a seu favor, principalmente, para oferecer uma experiência mais personalizada, com produtos e serviços que façam a diferença para você. No entanto, em respeito ao seu direito de privacidade, é possível permitir ou não certos tipos de cookies, que estão disponíveis para você alterar em nossas configurações, a qualquer momento.