
Foto divulgação
Maricá participou, nesta segunda-feira (26/01), da cerimônia de assinatura do decreto de reestruturação operacional e administrativa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que cria oficialmente o 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A nova unidade será construída na Cidade da Segurança, no Parque Nanci, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, e atenderá exclusivamente os moradores do município.
A criação do batalhão representa uma reivindicação histórica da população maricaense e tem como objetivo fortalecer a segurança pública, além de reduzir a sobrecarga dos batalhões já existentes. Atualmente, o policiamento na cidade é realizado pelo 12º BPM (Niterói), com apoio da Secretaria de Segurança Cidadã, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
Durante a solenidade, realizada no Palácio Guanabara, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, destacou a importância da medida para o desenvolvimento da cidade. “Depois de muita luta e diálogo, conquistamos algo que o nosso povo espera há décadas. Agradeço o governador por essa decisão, que melhora ainda mais o trabalho integrado entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Prefeitura. Maricá cresceu, se desenvolveu e agora vai passar a ter uma estrutura de segurança própria e à altura de sua importância”, afirmou.
O secretário de Segurança Cidadã de Maricá, coronel Júlio Veras, que representou o município na cerimônia, ressaltou que o novo batalhão atenderá exclusivamente a cidade. “O novo batalhão vai cuidar exclusivamente de Maricá, um anseio de décadas que agora vai virar realidade graças a um acordo estratégico. Até o 13º BPM começar a operar, seguiremos atuando de maneira integrada com o 12º BPM”, explicou.
O secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, também destacou a relevância do investimento. “Estamos criando um equipamento público fundamental para a segurança pública. Com união e entendimento, conseguimos concretizar esse sonho de anos para o município. Quem ganha é a população”, concluiu.
A expectativa é que o 13º BPM proporcione mais autonomia operacional, amplie o policiamento ostensivo e contribua para o aumento da sensação de segurança em Maricá.