
foto: thamyris
A Escola Municipal de Idosos Milton Felipe Diniz realizou, nesta segunda-feira (15/12), a cerimônia de formatura dos alunos do quinto ciclo da instituição. Ao todo, 21 idosas concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental I e receberam os diplomas que simbolizam não apenas a conclusão de uma etapa escolar, mas a retomada de sonhos e projetos de vida.
O evento também marcou o início de uma nova fase para a unidade escolar. A Prefeitura de Maricá anunciou a ampliação da Escola do Idoso, que passará a atender, já em 2026, até 400 alunos quase quatro vezes mais do que o número atual. Hoje, a escola conta com 117 estudantes distribuídos em dois polos, no Centro e em Itaipuaçu, o que representa um crescimento superior a 240% na capacidade de atendimento.
Durante a cerimônia, a gerente de Ensino de Idosos, Adriana Ribeiro, destacou a importância do retorno das pessoas idosas ao ambiente educacional. “É indescritível ver os olhos desses alunos, todos com mais de 60 anos, brilhando por conta da formatura. Em Maricá, o retorno das pessoas idosas para o cenário educacional é uma realidade. Estamos devolvendo a oportunidade para esses alunos que não puderam estudar no tempo certo”, afirmou.
A emoção também tomou conta do discurso da aluna oradora da turma, Dalva Maria Socorro Souza de Barros, que representou as formandas. “Não foi fácil chegar aqui. Cada uma de nós tem a sua história. Mas guardávamos um sonho que estava apenas adormecido. Se o passado foi cruel, Deus foi misericordioso, nos presenteou com a Escola do Idoso e disse: o tempo de vocês é hoje”, declarou.
Criada com o objetivo de garantir educação continuada, inclusão social e novas oportunidades de convivência, a Escola Municipal do Idoso oferece cursos e atividades exclusivas para pessoas acima de 60 anos. O programa inclui alfabetização, reforço escolar, oficinas culturais, ações de estímulo cognitivo e atividades externas, como visitas guiadas, passeios pedagógicos, atividades físicas ao ar livre, rodas de convivência e ações socioculturais em espaços públicos do município.
Para 2026, a proposta é avançar com a implementação do 6º ano do Ensino Fundamental, mantendo todas as turmas já existentes além do novo segmento em um espaço específico localizado em Itapeba.
O período de pré-matrícula para renovação dos alunos que já participam do programa teve início no último mês. Em seguida, serão abertas novas vagas para interessados, com inscrições realizadas por meio do portal ecidadeonline.marica.rj.gov.br/e-cidadeonline. As informações e prazos serão divulgados pelas redes sociais oficiais da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Educação.