
Na manhã deste domingo (22/02), moradores e pescadores da Lagoa de Ponta Negra foram surpreendidos pela presença de peixes mortos na superfície da água. Os animais começaram a aparecer ainda nas primeiras horas do dia e, com a correnteza, estão sendo levados pelo canal em direção ao mar.
De acordo com relatos de pescadores experientes da região, a maioria das espécies encontradas é composta por bandeira, savelha e ubarana peixes considerados menos resistentes a variações bruscas na temperatura da água.
Possível causa
Segundo os pescadores, o grande volume de chuvas registrado nos últimos dias pode ter provocado um choque térmico na lagoa. A entrada repentina de água da chuva, geralmente mais fria, em contato com a água mais aquecida pode ter causado uma mudança abrupta nas condições ambientais, afetando principalmente as espécies mais sensíveis.
Apesar da hipótese levantada por quem vive da pesca na região, a causa oficial do ocorrido ainda não foi confirmada.
Necessidade de análises
Para esclarecer o que de fato provocou a mortandade, especialistas destacam a importância da realização de análises da qualidade da água, incluindo verificação de temperatura, nível de oxigenação e possível presença de substâncias contaminantes.
Moradores aguardam um posicionamento dos órgãos ambientais para entender as circunstâncias do episódio