
foto reprodução/divulgação/ João Vitor Silva
A Prefeitura de Maricá segue fortalecendo suas políticas de esporte e cultura ao oferecer aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes. As atividades acontecem às terças e quintas, na Arena Itaipuaçu, reunindo alunos de 5 a 16 anos que, além da prática física, têm contato direto com uma das mais importantes expressões da cultura afro-brasileira.
As aulas integram o projeto Maricá Esporte Presente, iniciativa municipal que busca democratizar o acesso ao esporte e, ao mesmo tempo, preservar manifestações tradicionais. No espaço da quadra, o som de berimbaus, pandeiros e atabaques se mistura aos movimentos de ginga, acrobacias e às rodas que caracterizam a capoeira.
O professor Alexander Galo, responsável pela turma, destaca o impacto social do projeto. “São mais de 60 crianças nesse projeto. Fazemos um trabalho de inclusão social. Aqui, preservamos o respeito pelo amigo, a disciplina, e temos na capoeira um complemento educacional”, afirma.
A prática, que combina arte marcial, dança, música e ancestralidade, contribui para o desenvolvimento motor, a disciplina, a socialização e o fortalecimento da identidade cultural. Segundo os organizadores, esses elementos são fundamentais para manter jovens afastados de contextos de vulnerabilidade e violência, oferecendo novas perspectivas de convivência e aprendizado.
Interessados em participar podem realizar a inscrição pelo site www.maricaesportepresente.com.br.