
Foto: Rodrigo Macedo/ Defesa Civil
Agentes da Defesa Civil de Maricá, participaram da 24ª edição do Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático. A competição, organizada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), aconteceu em Fortaleza, no Ceará, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Este é o terceiro ano em que atletas de Maricá participam da competição, sendo essa a melhor campanha. A equipe contou com 12 agentes que representaram a cidade de Maricá e 11 deles subiram ao pódio ao menos uma vez.
No total foram 55 medalhas conquistadas pela equipe maricaense. Foram 22 ouros, 18 pratas e 15 bronze. Os atletas integraram a equipe que representou o estado do Rio de Janeiro, composta também por agentes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e guarda-vidas de Arraial do Cabo. No geral, a equipe ficou com a quarta colocação.
A treinadora da equipe e atleta, Thais Xavier, foi quem conquistou o maior número de medalhas na equipe, foram 12 no total, além do troféu Iron GV, e a medalha do Mérito em Prevenção e Salvamento Aquático da Sobrasa.
A competição contou com diversas provas, individuais e em equipe, em piscinas e na praia, com resgate de manequim, corrida na areia, natação em arrebentação, resgate com pranchão, resgate com rescue.
Confira os resultados da Defesa Civil Maricá:
- 1. Thaís Xavier – 8 Ouros 2 Pratas 2 Bronzes (total 12)
- 2. Hygor Barreto – 2 ouro 3 pratas 3 bronzes (total 8)
- 3. Rafael Petrini – 2 ouros – 3 pratas – 1 Bronze (total 6)
- 4. Patrick Gonçalves – 1 Ouro 3 prata 2 bronze (total 6)
- 5. Carlos Alberto Rocha – 1 Ouro 2 prata 3 bronze (total 6)
- 6. Luana Marinho – 2 ouros, 2 pratas, 2 bronzes (total 6)
- 7. Vitor Duarte – 2 prata e 1 bronze (total 3)
- 8. André Costa – 03 Ouro 01 Prata (total 4)
- 9. Raphael Barbosa da Costa – 01 Ouro
- 10. Agilson Miller – 02 Ouro
- 11. Alex Sodré – 01 Bronze
O evento tem como objetivo melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento e a redução do número de afogamentos no Brasil. Esse foi o maior campeonato já realizado, reunindo mais de 500 guarda-vidas e atletas do Lifesaving Brasileiro e Internacional para difundir a participação de toda sociedade.
Além das competições um simpósio foi realizado no primeiro dia do evento, com ensinamentos, palestras e apresentações de trabalhos sobre salvamento aquático.
Segundo a Sobrasa, a cada 90 minutos uma pessoa morre vítima de afogamento no Brasil. Neste ano, de janeiro a setembro, a Defesa Civil de Maricá realizou 257 resgates. Os serviços de Urgência e Emergência do município registraram 17 atendimentos relacionados a afogamento, um deles evoluindo a óbito.
A prevenção é a melhor forma de evitar afogamentos, mas a capacitação para o resgate é fundamental nos casos de emergência.