
foto divulgação/ julios costa
A Prefeitura de Maricá preparou um esquema especial de segurança para a noite de Réveillon no município. A operação será baseada na atuação integrada das forças de segurança da cidade, aliada ao uso intensivo de tecnologia em vigilância. O planejamento reúne presença ostensiva de equipes nas ruas, bases operacionais e monitoramento em tempo real.
Ao todo, a estrutura contará com 348 agentes, sendo 146 guardas municipais, 174 vagas destinadas a policiais militares por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e 28 profissionais no Regime Adicional de Serviço (RAS) da Secretaria de Segurança Cidadã.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã, coronel Júlio Veras, o planejamento foi construído de forma integrada.
“Elaboramos este planejamento de forma conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e o Proeis, ampliando o efetivo nas ruas e no monitoramento. Todo o plano foi pensado para que moradores e turistas aproveitem a noite com tranquilidade e tenham uma ótima passagem de ano”, destacou.
O efetivo será distribuído em pontos estratégicos da cidade, com equipes, viaturas e motocicletas direcionadas principalmente às orlas, bairros com atrações musicais e principais pontos turísticos. A operação contará com 55 veículos, sendo 35 carros e 20 motos, além de três viaturas do RAS e uma base móvel de monitoramento. Pelo Proeis, estão previstas 15 viaturas e 10 motocicletas.
A cidade também reforça o uso de tecnologia na vigilância, com quase 3 mil câmeras em operação. O sistema inclui 556 câmeras urbanas (CFTV), 2.189 câmeras patrimoniais, 34 equipamentos de reconhecimento facial e 164 pontos com leitura de placas (OCR).
Em campo, os agentes da Guarda Municipal atuarão equipados com instrumentos de menor potencial ofensivo, seguindo rigorosamente os protocolos de legalidade, proporcionalidade e prevenção, garantindo a segurança de moradores e visitantes durante as celebrações da virada do ano.