PONTA NEGRA MARICÁ NOTÍCIAS

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque no Ponta Negra Notícias

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário

Maricá fortalece rede integrada de proteção às mulheres contra a violência

foto divulgação/ evelen Gouvêa

Maricá vem consolidando uma rede integrada de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher e à prevenção do feminicídio. As ações articulam acolhimento humanizado, atendimento interdisciplinar, proteção contínua e estratégias de prevenção à reincidência da violência, garantindo suporte efetivo às mulheres em situação de vulnerabilidade em diferentes fases do atendimento.

Entre os principais instrumentos dessa política estão a Casa da Mulher Heloneida Studart e o Grupamento Maria da Penha, que atuam de forma complementar na proteção, no cuidado e na promoção da cidadania feminina no município. A integração entre os serviços assegura respostas rápidas, acompanhamento qualificado e fortalecimento da rede de proteção.

Localizada na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, nº 50, no Centro, a Casa da Mulher Heloneida Studart reúne diversos equipamentos voltados ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O espaço tem como missão romper o ciclo da violência e fortalecer a cidadania por meio de um atendimento interdisciplinar, com acompanhamento jurídico, psicológico e social.

Atualmente, 4.500 mulheres são acompanhadas diretamente pelos serviços da Casa da Mulher, por meio da atuação de advogadas, assistentes sociais e psicólogas. Somente neste ano, o equipamento já realizou mais de nove mil atendimentos, evidenciando a abrangência e a importância do serviço na cidade.

Além dos atendimentos especializados, o espaço promove atividades terapêuticas e culturais, ações sociais, capacitações e eventos de conscientização em diferentes regiões de Maricá, ampliando o acesso à informação e fortalecendo a rede de proteção às mulheres.

“Cada atendimento realizado representa uma possibilidade de romper o ciclo da violência. A Casa da Mulher atua não apenas na resposta imediata, mas também na prevenção, no fortalecimento da autoestima e na construção de novos caminhos para mulheres que tiveram seus direitos violados”, destaca a secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas.

O equipamento também prepara as assistidas para o exercício pleno de seus direitos e para a reconstrução de suas trajetórias de vida. Em 2025, mais de 150 mulheres passaram a ser beneficiárias do Auxílio Recomeçar Sem Violência, programa que oferece suporte financeiro equivalente a um salário mínimo, pago em moeda social Mumbuca, destinado a vítimas de violência.

A Casa da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e mantém atendimento 24 horas para situações de emergência. A atuação integrada é reforçada pela parceria entre a Secretaria de Segurança Cidadã e a Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, com a presença diária de agentes do Grupamento Maria da Penha na unidade, garantindo atendimento e proteção 24 horas por dia.

Serviço

Casa da Mulher Heloneida Studart

Endereço: Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, nº 50 – Centro

Telefone: (21) 99107-9691

E-mail: casadamulhermaricá@gmail.com

Grupamento Maria da Penha

Telefone: (21) 96809-1516

Emergência: 153

ANUNCIE AQUI

Seu negócio em destaque no Ponta Negra Notícias

728x90 PIXELS
Espaço Publicitário
Política de Privacidade

Ao visitar um site, com a ajuda dos cookies, arquivos de internet que armazenam temporariamente seus acessos, armazenamos seu comportamento dentro daquele ambiente. A ideia é que essas informações sejam utilizadas a seu favor, principalmente, para oferecer uma experiência mais personalizada, com produtos e serviços que façam a diferença para você. No entanto, em respeito ao seu direito de privacidade, é possível permitir ou não certos tipos de cookies, que estão disponíveis para você alterar em nossas configurações, a qualquer momento.