
A Secretaria de Pessoas com Deficiência e Inclusão, em parceria com a Defesa Civil, lançou na manhã desta quinta-feira (05/02) o projeto Mar de Todos, na Praia de Ponta Negra, em Maricá. A iniciativa tem como objetivo garantir o acesso ao banho de mar para pessoas com deficiência, promovendo inclusão, bem-estar e qualidade de vida.
Nesta primeira etapa, cerca de 40 assistidos do Centro de Atenção Integral à Família de PCDs (CAIF) participaram da experiência, com o acompanhamento da equipe de guarda-vidas. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (11/02), podendo sofrer alterações de acordo com as condições do mar.
Para viabilizar a ação, foi montada uma estrutura especial na praia, com esteiras ecológicas sobre a areia, tendas de apoio, guarda-sóis e uma equipe capacitada para auxiliar os participantes durante o banho de mar. O projeto também contou com o uso de uma cadeira anfíbia, que flutua e permite o acesso seguro à água. Durante toda a atividade, os guarda-vidas acompanharam os assistidos, garantindo a segurança de todos.
A secretária de Pessoas com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, destacou que o Mar de Todos marca apenas o início de um trabalho contínuo. “Hoje fazemos com que a praia seja mais acessível para todos. Iniciamos com os assistidos do CAIF esse processo de inclusão, bem-estar e qualidade de vida. Ainda em 2026, assistidos da Casa do Autista e do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM) também participarão”, afirmou.
O guarda-vidas Pedro Almeida ressaltou a importância social e emocional da iniciativa. “Conheci pessoas que passaram 15 ou 20 anos sem entrar no mar. Poder proporcionar isso a elas não tem preço. Tenho certeza que será um projeto especial e ficará marcado na memória de todos”, disse.
Entre os participantes, o paratleta de Maricá Daniel Rangel celebrou a oportunidade de vivenciar o momento. “Nós, enquanto cadeirantes ou pessoas com deficiência em geral, estamos tendo uma oportunidade única. No meu caso, significa muito entrar no mar com o apoio de uma cadeira que proporciona acesso total, além da ajuda dos funcionários da Defesa Civil”, concluiu.
O projeto Mar de Todos reforça o compromisso do município com políticas públicas de inclusão e acessibilidade, ampliando o direito ao lazer e à vivência plena dos espaços públicos para todos.