
A Defesa Civil enviou, às 13h desta quarta-feira (31), um alerta para moradores e visitantes do Rio de Janeiro e municípios vizinhos sobre a ressaca que atinge o litoral na tarde de hoje. A mensagem informa que as condições do mar estão desfavoráveis e orienta que banhistas evitem entrar na água.
Com a aproximação da virada do ano, uma das principais tradições de quem passa o Réveillon na praia ao pular sete ondas — pode ficar comprometida em 2025 devido ao risco elevado provocado pelo mar agitado. Em Maricá, a Defesa Civil reforça o pedido para que ninguém entre no mar durante a noite, alertando que o perigo se estende até mesmo à beira da água.
Durante o período de ressaca, o Centro de Operações Rio (COR-Rio) reforça orientações importantes à população: evitar banho de mar e esportes aquáticos, não permanecer em mirantes ou pontos próximos à orla, seguir rigorosamente as instruções do Corpo de Bombeiros, evitar a navegação de embarcações de pesca e não pedalar pela orla caso as ondas atinjam a ciclovia. Em situações de emergência no mar, a recomendação é não tentar resgates por conta própria e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
As autoridades pedem atenção redobrada e colaboração da população para evitar acidentes durante o período de ressaca.