
foto divulgação/clarildo
Com apoio da Prefeitura de Maricá, a Escola de Samba União de Maricá retoma, no próximo dia 9 de janeiro, os ensaios de rua na Passarela Adélia Breve, no Centro do município. A atividade marca a continuidade da reta final de preparação da agremiação para o Carnaval 2026 e integra o calendário oficial da escola.
O ensaio antecede um dos momentos mais aguardados da temporada: o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, marcado para o dia 24 de janeiro, quando a União de Maricá será a 4ª escola a se apresentar, levando à Avenida um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido com a comunidade.
Para a realização dos ensaios de rua, a Prefeitura de Maricá atua por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), que promove a interdição temporária da Rua Abreu Rangel, no trecho entre a Praça Orlando de Barros Pimentel e a antiga rotatória da Mumbuca. A via é liberada logo após o encerramento das atividades. A ação conta ainda com o apoio da Guarda Municipal, responsável pelo ordenamento do trânsito e pela segurança do público e dos componentes.
Ao longo do mês de janeiro e início de fevereiro, a agremiação realizará mais cinco ensaios de rua no Centro de Maricá. Assim como ocorreu na reta final de 2025, a expectativa é de grande participação popular, reunindo milhares de componentes da comunidade maricaense, além de moradores e visitantes que acompanham e apoiam a escola.
O desfile
No Carnaval 2026, a União de Maricá será a 6ª escola a desfilar no sábado, 14 de fevereiro, pela Série Ouro. A agremiação levará para a Avenida o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira. O tema destaca a joalheria produzida por pessoas negras no Brasil, com ênfase nos balangandãs — adornos utilizados por mulheres negras nos períodos colonial e imperial, símbolos de identidade, resistência e ancestralidade.
Até o desfile oficial, os cinco ensaios técnicos realizados no município terão como foco os ajustes finais, o aprimoramento do canto e a mobilização da comunidade. Neste ano, a escola já contabiliza nove ensaios, entre apresentações de rua e ensaios de canto, consolidando a preparação para mais um Carnaval de destaque na Sapucaí.