
foto: divulgação
A Prefeitura de Maricá deu início, nesta segunda-feira (08/12), ao recadastramento dos beneficiários da Moeda Social Mumbuca, por meio da Secretaria de Economia Solidária. No primeiro dia da ação, agentes municipais priorizaram moradores acamados e pessoas com mais de 90 anos inscritas no programa, realizando visitas domiciliares nos bairros Flamengo, Araçatiba e Marquês para garantir a atualização dos dados de forma acessível e humanizada.
O secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, explicou que o processo será amplo e minucioso. “Nossa moeda social passa por esse período de recadastramento e vamos visitar todos os inscritos de porta em porta. Serão três visitas em períodos diferentes para cada usuário até que possamos garantir o contato com o cadastrado. Essa é uma forma de ser justo com a população e garantir que o benefício chegue a quem mais precisa”, destacou.
Atualmente, mais de 31 mil famílias somando mais de 71 mil beneficiários fazem parte da Moeda Social Mumbuca. Entre eles está Iracema Pessoa, moradora do Flamengo, de 90 anos, que participa do programa desde sua criação, em 2013, e conta que o auxílio tem papel fundamental em seu dia a dia.
A operação cumpre determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e segue as diretrizes da administração municipal para realizar o recadastramento casa a casa, foi montada uma força-tarefa com 15 equipes, cada uma composta por três agentes, totalizando 45 profissionais uniformizados e identificados, com validação por QR Code para reforçar a segurança dos beneficiários.