
A Secretaria de Agricultura e Pecuária de Maricá realizou, nesta terça-feira (06/01), a distribuição de hortaliças e legumes frescos, produzidos sem o uso de agrotóxicos, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social no município. A ação beneficiou três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): Bosque Fundo, Inoã e Marine, em São José do Imbassaí.
Ao todo, foram entregues 60 caixas de alimentos, provenientes das praças agroecológicas do município. A iniciativa integra as políticas públicas voltadas à promoção de uma alimentação saudável, ao mesmo tempo em que valoriza a produção local e sustentável.
Os alimentos distribuídos são cultivados e colhidos sem a utilização de agrotóxicos, garantindo produtos frescos e de qualidade para as famílias atendidas. A definição das instituições beneficiadas ocorre de acordo com a demanda e as necessidades identificadas pelos serviços socioassistenciais. As distribuições são realizadas semanalmente, sempre às terças-feiras, sob coordenação da Secretaria de Agricultura e Pecuária.
O secretário de Agricultura e Pecuária, Wagner Soares, destacou o caráter social e humano da iniciativa.
“Eu sinto muita alegria em ver essas hortaliças e legumes sendo entregues para quem mais precisa. Esse trabalho nas praças agroecológicas é feito com muito carinho e pensando na economia e na segurança alimentar das famílias”, afirmou.
A coordenadora do CRAS de Inoã, Lais Dias, ressaltou a importância do projeto para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade.
“O projeto Cesta Verde tem ajudado muitas famílias, proporcionando mais segurança alimentar para nossa população”, destacou.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Maricá com o combate à insegurança alimentar, a promoção da agricultura sustentável e o fortalecimento da rede de proteção social, unindo políticas de assistência social e desenvolvimento rural em benefício da população.